Efeito de uma capacitação em reanimação cardiopulmonar no conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem de enfermeiros: estudo quase-experimental

Objetivo: avaliar o efeito de uma capacitação que associa abordagem teórica com simulação clínica em reanimação cardiopulmonar no conhecimento, satisfação e autoconfiança na aprendizagem de enfermeiros. Métodos: estudo quase-experimental, realizado com enfermeiros de um hospital terciário, por meio de capacitação teórica e simulação clínica de reanimação cardiopulmonar. Antes e após a capacitação foram aplicados questionários; a Escala de Satisfação do Estudante e Autoconfiança na Aprendizagem foi aplicada após a capacitação. Resultados: participaram 31 enfermeiros, 90,32% eram do sexo feminino, com média de idade de 33,93 anos (DP = 9,02). A média de acertos no questionário pré-teste foi 8,90 (DP ± 1,95) e a média de acertos pós-teste foi de 11,58 (DP ± 1,26; p < 0,001). Quanto à satisfação e autoconfiança a média geral foi 4,51 (DP ± 0,10). Conclusão: a intervenção educativa utilizada para capacitação, que associa abordagem teórica e simulação clínica em reanimação cardiopulmonar promove melhora do conhecimento dos enfermeiros em suporte básico e avançado de vida, satisfação e autoconfiança na aprendizagem.

Compartilhe este Post

Mais posts

Rolar para cima

Inscrição Blue Rise

Faça parte da maior comunidade de profissionais de saúde do Brasil

Produtor Blue Rise

Seja membro e leve seu conteúdo ao Science Room. Seja um afiliado Blue Rise e tenha acesso a bibliotecas intermináveis de conteúdo de alta qualidade e relevância.