O reparo do DNA está relacionado a muitos processos fisiológicos e patológicos, incluindo a pigmentação.
Pouco se sabe sobre o papel do complexo mediador do cofator transcricional no reparo e pigmentação do DNA. Aqui, demonstramos que o Mediador MED23 desempenha um papel importante no acoplamento do reparo do DNA induzido por UV à pigmentação.
A perda de Med23 prejudica especificamente o processo de pigmentação nas células da linhagem dos melanócitos e no peixe-zebra. A deficiência de Med23 leva ao aumento do reparo por excisão de nucleotídeos (NER) e menos danos ao DNA após a radiação UV devido à maior expressão e recrutamento de fatores NER para a cromatina para estabilidade genômica.
Análises integrativas de células de melanoma revelam que o MED23 controla a expressão de um regulador mestre dos melanócitos, Mitf, modulando sua atividade potenciadora distal, levando a efeitos opostos na pigmentação e no reparo do DNA. Coletivamente, o eixo Mediator MED23/MITF conecta o reparo do DNA à pigmentação, fornecendo assim insights moleculares sobre a resposta a danos no DNA e doenças relacionadas à pele.